Sexta-feira, 18 de Janeiro de 2008

A cidade de Barcelos

Concelho



    Barcelos È o maior concelho de Portugal, em número de freguesias. São 89 e localizam-se entre os vales dos rios Cávado e Neiva. A dinâmica do povo está reflectida na grandeza do artesanato, cujo exemplo mais flagrante é o Galo de Barcelos, mas o concelho é hoje um produto da sua história, tipicidade e heranças que se preservam, a que se alia um forte desenvolvimento económico.

    Bem incrustado no coração do Minho, em Barcelos o visitante pode encontrar, em vários elementos, atractivos fortes para uma estadia demorada.

    Para além do artesanato, que é a imagem de marca na cidade, igualmente o património arquitectónico merece atenção. São os casos da ponte medieval de Barcelos; o Templo do Senhor do Bom Jesus da Cruz; a Igreja Matriz; a Torre da Porta Nova; a Igreja do Terço e as ruínas do Palácio dos Duques de Bragança.



Economia



    Barcelos apresenta um crescimento económico considerável, com uma notória expansão do sector terciário, nomeadamente do comércio e dos serviços, que se concentram no interior da cidade. No entanto, a agricultura e a indústria têxtil, juntamente com as indústrias de vestuário, malhas e confecções, calçado, mobiliário e cerâmica artística, dominam o panorama económico do concelho. O sector secundário emprega uma percentagem significativa da população activa.

    A construção civil, a pecuária, com destaque para o gado bovino, ovino e suíno, e a exploração florestal contribuem para o desenvolvimento do concelho.
Cidade etgcidadescriativas1 às 14:06
link | favorito
Comentar:
De
( )Anónimo- este blog não permite a publicação de comentários anónimos.
(moderado)
Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



.mais sobre nós

.pesquisar

 

.Janeiro 2008

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
11
12

13
14
15
16
17
19

20
21
22
23
24
25
26

27
28
29
30
31


.posts recentes

. A cidade de Barcelos

. Projecto

. Apresentação

.arquivos

. Janeiro 2008

. Outubro 2007

blogs SAPO

.subscrever feeds

Em destaque no SAPO Blogs
pub